Streaming de Áudio e Vídeo

Home / Streaming de Áudio e Vídeo

Qual versão do Shoutcast devo selecionar no encoder?

Com a atualização do Shoutcast para a versão 2.x é necessário atenção especial sobre a configuração inicial do encoder a partir de agora.

Confira abaixo qual versão seleciona no plugin Shoutcast DSP e no Sam Broadcast(SamCast)

Configuração no Plugin Shoutcast DSP

Neste plugin você terá uma caixa de seleção da versão do Shoutcast que deverá ser marcada ou não de acordo com a forma de transmissão que você fará:

1-Se você for transmitir conectado na porta do streaming(diretamente ao streaming) você deverá deixar a caixa Use Shoutcast v1 mode desmarcada como na imagem abaixo contornada em vermelho.

2-Se você for transmitir conectado na porta DJ do AutoDJ, você deverá marcar a caixa Use Shoutcast v1 mode pois o AutoDJ ainda esta na versão antiga(a nova versão ainda contém alguns bugs e estamos aguardando a correção por parte dos desenvolvedores do Shoutcast)

Configuração no Sam Broadcast/SamCast

Neste plugin você terá 2 opções de seleção da versão do Shoutcast que deverá ser seleciona entre v1 e v2 de acordo com a forma de transmissão que você fará:

1-Se você for transmitir conectado na porta do streaming(diretamente ao streaming) você deverá marcar a opção v2 como na imagem abaixo contornada em vermelho.

2-Se você for transmitir conectado na porta DJ do AutoDJ, você deverá marcar a opção v1 pois o AutoDJ ainda esta na versão antiga(a nova versão ainda contém alguns bugs e estamos aguardando a correção por parte dos desenvolvedores do Shoutcast)

O que é Streaming?

Tipicamente, acessando um conteúdo através de uma rede, o usuário tem que esperar pela transferência total do arquivo requisitado antes de poder visualizá-lo. Com Streaming o usuário pode ver ou ouvir o conteúdo enquanto ele chega sem ter que esperar o download total do arquivo.

A tecnologia Streaming oferece uma melhoria significante em relação ao método “download-and-play” porque possibiliata que a peça de mídia seja entregue ao usuario num fluxo contínuo com delay mínimo antes da reprodução iniciar. Os dados multimídia chegam, fazem um buffer rápido antes de iniciar a reprodução e então são descartados, não sendo armazenado no computador do usuário.

Com Streaming, o usuário é beneficiado com a experiência do “instant playback”, sem a frustração de ter que esperar todo o arquivo baixar antes de determinar se este conteúdo preenche ou não suas necessidades ou expectativas. Na maioria dos casos o download leva muito tempo, o que pode prejudicar a aceitação e audiência do conteúdo.

Streaming é uma tecnologia “servidor/cliente” que permite que conteúdo ao vivo ou gravado seja transmitido em tempo real (broadcast), transformando a Internet, ou uma intranet corporativa, num novo veículo de mídia para áudio e vídeo como notícias, educação, treinamento, entretenimento, propaganda e vários outros usos.

Como usar o AutoDJ

Oferecemos gratuitamente em todos os planos de Streaming e Revenda de Streaming o recurso de AutoDJ. Aprenda a usa-lo de forma eficiente:

Enviando suas músicas para o AutoDJ

1-Usando um programa de FTP, conecte-se ao FTP usando o IP de conexão de seu streaming, a porta como usuário e a senha.
2-Crie uma pasta para enviar as músicas.

Atenção! Você deve criar uma ou mais pastas para enviar as músicas, não envie as músicas para raiz do FTP, é obrigatório enviar para alguma pasta criada previamente.

Criando uma Playlist

1-Antes de ligar o AutoDJ você precisa criar uma playlist(caso não tenha criado ainda)
2-Para criar uma playlist, acesse seu painel de controle do streaming e no menu de ações clique em Criar Playlist, será aberto uma nova janela.
3-Agora na nova janela, digite um nome para a playlist no campo Criar Nova Playlist e clique no botão para cria-la.
4-Após ser criada, selecione a playlist na lista de playlists para adicionar as músicas a ela.
5-Agora selecione a pasta na lista de pastas onde estão as músicas que irá adicionar na playlist.
6-Note que você poderá alterar a ordem das músicas e remover músicas que não queira adicionar na playlist
7-Após criar a lista de músicas clique no botão Salvar Playlist e aguarde a mensagem de Ok.

Editando uma Playlist

1-Escolha a opção Criar Playlist no menu de ações, será aberto uma nova janela.
2-Agora na nova janela selecione na lista de playlists a playlist que deseja editar e será carregado a lista de músicas da playlist
3-Agora você poderá alterar a posição das músicas ou remover
4-Após fazer as alterações, clique no botão Salvar Playlist e aguarde a mensagem de Ok.

Ligando o AutoDJ

1-Escolha a opção Ligar AutoDJ no menu de ações.
2-Na tela que abrir, selecione a playlist desejada para iniciar o AutoDJ e aguarde a mensagem de Ok.

Como usar a API de Informações do Streaming

Para facilitar o uso das informações de seu streaming, desenvolvemos esta API que exibe informações como status, quantidade de ouvintes online, limites do plano dentre outros. Desta forma você pode exibir estas informações em seu site além de outras possibilidades.

Para usar a API basta chama-la usando sua linguagem de programação preferida como PHP.

A URL da API de cada streaming esta disponível no icone API no painel de controle do streaming.

Confira abaixo um exemplo de como exibir no site a quantidade de ouvintes conectados:

<?php

$xml = simplexml_load_file(“http://url-da-api”);

echo $xml->ouvintes_conectados;

?>

Lista de opções disponível:

status
porta
porta_dj
ip
ouvintes_conectados
titulo
plano_ouvintes
plano_ftp
plano_bitrate
musica_atual
shoutcast (url do shoutcast)
rtmp (apenas se o o streaming possuir RTMP ativado)
rtsp (apenas se o o streaming possuir RTMP ativado)

Como transmitir ao-vivo usando Winamp

O Winamp é um dos players compativeis com nosso servidor de streaming e você poderá usa-lo para transmitir suas músicas ao-vivo. Confira como fazer:

Instalação do Winamp(player)

1-Faça o download em http://www.thecs.com.br/downloads/

2-Instale em seu computador.

Instalação do ShoutCast DSP Plugin(transmissor)

1-Faça o download em http://www.thecs.com.br/downloads/plugin.exe

2-Instale em seu computador.

Configurando o Transmissor

1-Abra o Winamp indo em Iniciar -> Programas -> Winamp

2-Na janela que abrir, clique em icone amarelo no canto superior esquerdo para abrir o menu e então clique em Opções e depois em Preferências como na imagem abaixo:

3-Agora na nova janela que abrir clique em Efeito/DSP e na tela ao lado clique em Null Soft ShoutCast Source DSP e após a abrir uma nova janela clique no botão fechar como na imagem abaixo:

4-Será aberto uma nova janela, esta é a janela do transmissor onde você poderá configurar os dados do seu streaming. Nesta janela que abriu, clique na aba Output e depois na sub-aba Login e então preencha os campos Server Address(endereço do servidor), Port(porta) e Password(senha DJ) com os dados do seu streaming como no exemplo abaixo(os demais campos não precisa alterar):


Atenção! Se você for transmitir ao vivo direto no streaming(usando a porta do streaming) deixe a opção marcada com um retângulo vermelho acima(Use SHOUTCast v1 mode), descarmacada, porém se você for transmitir ao vivo usando o AutoDJ(pela porta DJ) marque a opção acima.

5-Agora clique na aba Directory para configurar as informações de sua web rádio como endereço do site, nome, gênero musical, etc…

6-Agora clique na aba Encoder para configurar a qualidade e tipo de media da transmissão como na imagem abaixo:

7-Agora basta clicar em Connect na aba Output para que o transmissor se conecte ao seu streaming e esteja pronto para transmitir como na imagem abaixo:

Para transmitir as musicas basta abri-las no Winamp como se fosse ouvi-las em seu computador.

Como transmitir ao-vivo usando SimpleCast 3

O SimpleCast é um dos transmissores mais usados em streaming e é totalmente compatível com nosso streaming em MP3 e AAC+ sem Plugin. A versão 3.0 já tem compatibilidade com o formato AAC+

Configurando o Encoder

1-Na tela inicial do SimpleCast clique no botão Encoders

2-Na janela que abrir, será exibido a lista de encoders(streamings) configurados, como ainda não configurou nenhuma ela deverá estar em branco, então clique no botão +

3-Na janela que abrir, escolha o formato desejado, se seu streaming for em MP3 escolha o MP3 (Lame Enc) e se for em AAC+ escolha o aacPlus v2

4-Na janela que abrir, escolha no campo Format o formato de transmissao do plano que assinou, caso nao esteja na lista, selelcione manualmente nos campos acima deste campo.

5-Na mesma janela, clique na aba Server Details onde você devera configurar os dados do seu streaming, sendo o IP, porta e senha(esta informações estão no painel de controle do streaming)

Se desejar nesta mesma janela você pode configurar os dados de sua rádio como nome, URL do site, genero etc…

6-Após concluir a configuração você voltará para a janela onde será listado os encoders configurados e deverá aparecer o que você acabou de configurar, clique no botão de Play para iniciar o encoder, o SimpleCast irá se conectar ao servidor de streaming se tudo estiver correto, após isso você poderá fechar esta janela.

7-Agora na tela inicial do SimpleCast para iniciar a transmissão basta clicar no botão Start

Feito isso o SimpleCast irá transmitir o áudio que estiver em execussão em seu computador, não importando qual programa esteja usando como media player, winamp, real player, zara rádio e outros.

Como se conectar ao FTP para enviar músicas

Enviar as músicas para o FTP é muito fácil. No tutorial abaixo usamos o programa CuteFTP que é bem conhecido e fácil de usar. Mas nada impede que você use outro programa de FTP, como por exemplo o FileZilla que é grátis e muito bom também. Confira:

Dados de Conexão ao FTP

Os dados de conexão ao FTP serão os mesmos dados de conexão ao streaming. O endereço do FTP é o IP que você usa para se conectar ao streaming e é listado no painel de controle, o usuário é a porta do seu streaming, exemplo 8000 e a senha é a mesma senha usada para se conectar ao streaming como no exemplo abaixo:

Host/Servidor: IP do streaming
Usuário: porta do streaming
Senha: senha do streaming

Como se conectar ao FTP para enviar músicas

1-O primeiro passo e informar os dados como no exemplo acima, o IP, porta e senha:

2-Após se conectar será exibido 2 telas, a da esquerda é a listagem de pastas e arquivos do seu computador, a da direita é a listagem de pastas e arquivos do servidor(FTP) como na imagem abaixo:

3-Agora você deve criar uma pasta para enviar as músicas na tela do lado direito, para isso clique com o botão direito do mouse na parte branca da tela e escolha a opção New Folder ou Nova Pasta e dê um nome a ela como na imagem abaixo:

4-Agora você já pode enviar as músicas para a pasta, para isso pasta clicar, segurar e arrastar as músicas do lado esquerdo da tela para cima da pasta criada e aguardar a transferência das músicas. Quando estiver concluído no rodapé do programa será exibido 100% na barra de progresso como na imagem abaixo:

Feito isso você deverá criar a playlist no painel de controle de streaming selecionando a pasta que criou par carregar as músicas enviadas.

Como se conectar ao AutoDJ para transmitir ao vivo

Nosso streaming conta com um recurso importante que é o Dj Port.

Com este recurso o usuário pode deixar o AutoDJ ligado e se conectar ao-vivo sem que haja cortes, apenas com um “fade”, para quem estiver ouvindo o streaming e sem gerar buffer.

Veja como se conectar ao AutoDJ pela porta do DJ e transmitir ao-vivo:

1-Em seu painel de controle anote o numero da Porta DJ que é diferente da porta do seu streaming, como na imagem abaixo:

2-No menu de ações, clique na opção Gerenciar DJs

3-Na próxima tela cadastre os DJs desejados.

4-Agora abra seu programa preferido usado para transmitir ao vivo.

5-Nas configurações do plugin do ShoutCast ou SimpleCast coloque o IP do seu streaming e na porta coloque a Porta DJ que anotou no passo 1.

6-No campo de senha(password) você deverá informar a senha de uma forma diferênte, a senha deve conter o login do dj cadastrado, seguido de dois pontos e a senha, ex.: teste:123 como na imagem abaixo:

Seguindo estes passos, você começará a transmitir ao-vivo diretamente pelo AutoDJ sem a necessidade de desliga-lo e quando você parar de transmitir o AutoDJ assumirá o controle automaticamente apenas com um “fade” e transmitirá as músicas da playlist.

Você poderá cadastrar quantos DJs desejar, por exemplo em casos de rádos que possuam vários DJs durante a programação, assim cada um terá sua senha para transmitir e não haverá a necessidade de você informar a senha principal do streaming.

Como acessar a versão para celular

Somente na AdvanceHost você conta com uma versão para celular do painel de controle de streaming para gerenciar seu streaming em qualquer lugar do mundo.

Como Acessar

É muito fácil, basta acessar normalmente seu painel de controle como já faz atualmente (porém usando seu celular) para que você seja redirecionado para a versão para celular.

Caso seu celular não seja reconhecido e não seja redirecionado, você pode acessar diretamente o endereço http://thecs.com.br/movel

Você deverá ver uma tela de login como na imagem abaixo:

Conheça a TheCS E SEU MAGNÍFICO PLANO DE NEGÓCIOS!