Sistema de Backup e Plano de Contigência

Home / Sistema de Backup e Plano de Contigência

Conheça nosso rígido sistema de backups.

Realizamos 4 backups dos seus sites enquanto estiverem hospedados conosco.

 

Vamos falar sobre backups e a importância vital para que sua empresa de internet não desapareça em uma fração de segundos.

Nada assusta mais o dono de um site ou de uma empresa de desenvolvimento web do que a possibilidade de receber a notícia do seu hosting informando que um problema elétrico queimou o servidor por inteiro incluindo o HD de backup e que não há como recuperar os seus dados.

Se você acredita que isso é muito difícil de acontecer, saiba que é comum recebermos visitas de interessados em nossos serviços que estão passando por este problema onde estão hospedados e tiveram centenas de milhares de reais em prejuízo.

“ Você apenas saberá como é comum pessoas se ferirem usando fogos de artifício se trabalhar em um pronto socorro.”

Em sites de reclamações de direitos do consumidor, se você tiver paciência em procurar, encontrará reclamações em relação a esse grave problema.

Você sabe o que é um Plano de contingência ?

Um plano de contingência, também chamado de planejamento de riscos, plano de continuidade de negócios ou plano de recuperação de desastres, tem o objetivo de descrever as medidas a serem tomadas por uma empresa, incluindo a ativação de processos manuais, para fazer com que seus processos vitais voltem a funcionar plenamente, ou num estado minimamente aceitável, o mais rápido possível, evitando assim uma paralisação prolongada que possa gerar maiores prejuízos a corporação, FONTE WIKIPEDIA.

A empresa que hospeda seus sites faz backups externos dos seus dados ? Considere backup externo  seguro, preferencialmente aquele feito para um outro lugar do planeta!  Sem um backup externo para outro datacenter, não há um plano de contingência eficiente. Tenha em mente que o datacenter pode sucumbir a um desastre.

Se a resposta é não, então a empresa que hospeda seus sites não está preparada e/ou não tem um plano de contingência. Ela simplesmente hospeda seus sites sem o devido cuidado necessário. Se você tem uma empresa de desenvolvimento e utiliza um plano de Revenda para hospedar seus clientes, tem ideia dos riscos que está correndo? Apenas gerar backups para dentro do mesmo servidor mesmo que seja para um segundo HD não é garantia de nada e você está em risco !

Procure no google por Explosion at The Planet Causes Major Outage

Mas por que para o backup ser eficiente tem que ser externo?

No primeiro cenário, pense em uma pane elétrica, onde há perda total do hardware, sendo assim todos HDs dentro do mesmo servidor queimarão e com eles seus dados. A possibilidade disso acontecer é GIGANTE.

Em um segundo cenário, poderá acontecer um acidente de trabalho onde um funcionário do datacenter venha gerar a perda total do servidor. Pense na possibilidade de um funcionário bater em um servidor, cair sobre ele, derrubar em uma eventual troca de peças. Pense em todas possibilidades que podem gerar um acidente de de trabalho. Existe essa possibilidade que é MÉDIA mas pode acontecer.

Em um terceiro cenário, trata-se de algo mais remoto mas que pode acontecer e já recebemos notícias de empresas afetadas com isso. Um bug no KERNEL do Sistema Operacional onde o administrador NÃO ATUALIZOU o mesmo e onde um intruso teve acesso total ( acesso completo ) ao servidor e destruiu todos os dados. Essa possibilidade é PEQUENA mas pode acontecer.

Então tenha em mente que o único backup realmente SEGURO é o externo. Que é feito para fora do servidor que está sua conta. Mas para onde? Será que esse backup externo é seguro se feito para dentro do mesmo datacenter? Claro que não. Se o servidor de backup estiver muito próximo, em uma eventual explosão dentro do datacenter, pode levar a destruição de ambos servidores. Incluímos nesta lista de desastres: atentados terroristas, catástrofes naturais. explosão de equipamentos no datacenter (repito: procure no google por Explosion at The Planet Causes Major Outage) entre outros que podem prejudicar a manutenção desta segurança.

Pensar desta forma, remete a um planejamento recuperação e é justamente para isso que ele serve. Você tem que pensar em todas possibilidades possíveis e assim estará apto a criar um.


Vou agora explicar como realizamos as 4 rotinas de backups dos seus sites.


Então siga e veja agora quais medidas de segurança que aplicamos relacionadas a backups para que sua empresa tenha um Plano de Contingência aceitável. A segurança que sua empresa não irá evaporar está aqui.

Agora que já ficou claro que para haver segurança para sua empresa é necessário um Plano de Contingência estruturado sob possibilidades de riscos, entenda como funciona as nossas 4 rotinas de backups e para que servem.

Primeiro saiba que em nosso servidor há 4 HDs internos e um HD remoto em outro datacenter. Então cada servidor tem 5 HDs. Exgero? Não!

Backup em RAID – HD1 para HD2

BACKUP1Nossos servidor trabalham com 2 HDs em modo RAID 1. O HD principal é espelhado em tempo real para um segundo HD. Havendo falhas físicas no HD principal o segundo HD passa a trabalhar como principal não havendo necessidade de paralisações. Nosso sistema em RAID é gerenciado por hardware não sendo necessário desligar o servidor para troca de equipamento. O downtime é nulo nestes casos. Mesmo não sendo necessário desligar o equipamento em caso da necessidade da troca de HD, se for necessário a troca, iremos desligar o servidor por alguns minutos afim de não correr riscos na troca de equipamento. É totalmente desnecessário manter online já que a troca de equipamento leva alguns poucos minutos ( em média de 20 minutos ). O sistema RAID é um backup considerado INTERNO e feito em tempo real.

O modo RAID 1 é ideal se houver defeito físico no HD principal. Para outros tipos de defeitos há o backup descrito abaixo. 


Backup tradicional- HD1 para HD3

BACKUP2Realizamos backups diários internamente, ou seja, todo conteúdo do HD principal é enviado diariamente para um terceiro HD instalado no servidor. Estes backups servem para restauração do servidor em caso de defeitos lógicos ou físico no restante do servidor que não seja o HD principal. Havendo a necessidade de troca de equipamento para então re-instalar o sistema operacional, estes backups serão restaurados em seguida. Trata-se dos backups tradicionais. Este é um backup INTERNO diário que é executado a noite.

Abaixo irei citar o terceiro backup que serve para que a MyWay tenha como entregar a você um backup mais antigo, com uma semana de vida, se você necessitar.


Backup EXTERNO semanal cruzado entre servidores – HD3 para HD4

BACKUP3Realizamos backups externos semanalmente entre os servidores dentro do mesmo datacenter. Por exemplo, uma cópia do backup diário gerado no HD 3 do servidor 1 é enviado para o HD 4 do servidor 2 e vice-versa todos finais de semana. Isso é feito em todo nosso grupo de servidores. Estes backups são ideais para necessidade em restaurar alguma conta a partir de um backup um pouco mais antigo. Com alguma frequência recebemos pedidos de restaurações de backups com um tempo de vida maior que 1 dia. Se nosso grupo de servidores estiver com número ímpar na sua soma então um dos servidores irá receber backups cruzados de 2 servidores afim de suprir a necessidade. Estes é um backup externo semanal.

E por fim, abaixo temos o quarto backup que é o mais importante. Este garante recuperação em caso de perda total do servidor entre outros eventos anteriormente citados.


Backup EXTERNO diário – HD3 para HD5

BACKUP4Este é o backup mais importante e que tonifica nosso Plano de Contingência. Geramos um backup externo diário que envia cópia dos seus sites entre datacenters diferentes. Consideramos o nosso mais importante backup já que garante que seus dados não estejam todos localizados dentro do mesmo datacenter. Esse tipo de backup é ideal em casos de graves problemas citados na primeira coluna deste post. Todos os dias um backup do HD 3 é gerado para o HD 5 que fica em outro datacenter. Este backup é realizado assim que o backup diário interno termina. O backup é intercontinental realizado para mais de 5 mil quilômetros de distância.

Toda essa preocupação é pelo seguinte motivo. Não pensamos se pode acontecer e sim nos questionamos quando irá acontecer o desastre. Você está seguro? Se estiver hospedado conosco, sim, está preparado.

Apesar de toda essa segurança, informamos que não existe segurança total se tratando de um mundo virtual. Portanto sempre tenha cópia dos seus sites em seu computador. Se a tarefa for árdua, converse conosco para saber como poderá agilizar esse procedimento.

Agradeço a atenção colocada neste post  por você até aqui!

Apenas uma última observação: A THECS e sua parceira,  única empresa do Brasil em hosting com esse planejamento de recuperação de desastre que inclui backups externos diários para outra localidade do planeta!

Conheça a TheCS E SEU MAGNÍFICO PLANO DE NEGÓCIOS!